sexta-feira, 25 de março de 2011

Mais um ponto para o sistema de saúde de Québec!

Bom, como já faz mais de um ano que chegamos, todos os exames "anuais" que eu fazia no Brasil também fizeram aniversário, daí que eu fui atrás de um médico para consulta e exames de rotina. Confesso que fui meio "esperando" encontrar obstáculos para os exames que eu queria fazer, afinal a gente ouve muita história sobre a saúde pública aqui e eu queria exames mais complexos e já tava com receio antes mesmo de ir atrás e conferir.
Primeiro eu liguei no hospital Saint-Sacrement, onde uma amiga consultou uma ginecologista e tentei marcar uma consulta (sem referências, pois não tenho médico de família), a telefonista me disse que eu entraria numa fila de espera, pois a agenda estava completa até o final de abril (isso foi em fevereiro), daí eu pensei, vou tentar em outro lugar, talvez demorem muito para me ligar... Aí, por acaso... fui acompanhar um amigo no bureau medical da Universidade Laval e acabei vendo que tinha ginecologista lá, na mesma hora falei com a recepcionista e marquei um rendez-vous para 20 dias depois. Mas, para minha surpresa 1 semana antes da consulta, a moça do Hospital Saint-Sacrement me liga dizendo que liberou uma data para 30/03 (seria 5 dias após minha consulta lá na ULaval) daí eu expliquei a ela que já tinha marcado com outro médico, agradeci e tal.
Na semana da consulta na Universidade, teve um incêndio no Pavillon Desjardins, que é onde fica o Bureau medical, a recepcionista me ligou, disse que o bureau estaria fechado e me perguntou se eu aceitaria ser consultada na Clinique Medicale de Sainte-Foy, com o mesmo médico, dois dias antes da data marcada, eu disse ok e no dia fui à consulta. A clínica fica pertíssimo aqui de casa, cheguei 5 minutos antes da hora, fui atendida exatamente na hora marcada, a consulta idêntica à do Brasil, mesmas perguntas, mesmo procedimento, fiz o exame PAPANICOLAU, que seria enviado direto ao laboratório, caso desse algum problema eu seria avisada pelo médico, expliquei ao médico que eu gostaria de fazer exames, como por exemplo a mamografia, pois minha mãe teve câncer de mama e eu preciso ficar atenta, sempre fiz esse exame uma vez ao ano no Brasil. O médico me deu a prescrição para a mamografia e me indicou uma clínica no Place de la Cité para o exame, no mesmo dia cheguei em casa e liguei lá, a moça já queria marcar o exame para o dia seguinte, mas eu já tinha marcado o passeio à Cabane à Sucre com o pessoal do curso, inclusive já tinha pago, então não queria perder, aí o exame ficou para o outro dia, ou seja, dois dias após minha ligação. Hoje, dia do exame, fui lá na clínica, que se chama La Cité Medicale, a clínica é excelente, fui atendida na hora marcada, a técnica que faz o exame muito gentil e atenciosa, conversou comigo sobre a doença da minha mãe, etc..e me disse que enviaria o exame direto ao meu médico, que já me falou que se não me ligar é porque deu tudo beleza, caso contrário, ele me liga para fazermos exames mais detalhados. E que ano que vem, eu poderia voltar lá para consulta de rotina e novos exames.
Enfim, resolvi tudo tão fácil e rápido, mais do que era no Brasil com plano de saúde, até agora só tenho a elogiar o atendimento que tive com o sistema de saúde público de Québec. O próximo passo agora é marcar pediatra para o Rica para uma consulta anual de rotina, aproveitei e fui na clínica pediátrica ao lado de onde eu fiz o exame e a moça me disse que preciso passar antes numa clínica médica pegar a requisição com clínico geral. Vou atrás disso agora e depois eu conto como foi.

4 comentários:

  1. Mariane, se você tiver alguma dificuldade em marcar pediatra pro Ricardo nessa clinica me avise, pois tem uma clinica pediatrica em Limoilou onde não precisa de encaminhamento e não demora muito pra achar vaga. Já levei a Hannah lá algumas vezes e gostei bastante.
    Beijos,
    Fabiana

    ResponderExcluir
  2. Eu tb até o momento so tenho elogios ao sistema de saude daqui.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariane, Adorei seu Blog!!Sou bióloga estou grávida de 8 meses e vou ter uma menina.Estamos no processo federal, ainda!!!Com a grávidez vai demorar um pouco mais.Vamos para o mesmo bairro que vocês e gostaria de tirar muitas dúvidas...Você pode me ajudar? Juliana
    Meu e-mail:Juliana.puma@gmail.com
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Mari...
    adorei o post, deixa a nós mulheres e mães bem mais tranquilas...
    Bjs

    ResponderExcluir