terça-feira, 15 de março de 2011

Déménagement!


Ao contrário da maioria dos "québécois", nós não escolhemos o dia 01 de julho para fazer a nossa mudança...uma porque nosso bail do outro apartamento encerrou-se em 01/03 e outra que mudar em 01/07 é mais complicado e caro, deve-se fazer reserva do caminhão com meses de antecedência e pagar um pouco mais caro pelo aluguel deste, afinal todo mundo se muda no mesmo dia, daí o preço vai lá em cima. Entretanto, lhes asseguro que fazer mudança a -19 graus não é assim tão prático, ainda mais com a tonelada de neve que havia lá fora, devido às tempestades que ocorreram dias antes. Enfim, no final das contas, entre mortos e feridos, todos sobreviveram bem, tivemos uma grande ajuda de nossos amigos (Jeison, Felipe, Antonio, Márcio, Jéssica e Moshe que formaram um "time grande" para carregar todas as nossas coisas (aqui somos nós que carregamos, dirigimos e entregamos nossa mudança ao destino), e no final deu tudo certo, com direito à um churrasco noturno na casa do Jeison para aliviar as "tensões" e comemorar o níver dele. Bom, todos sabem que eu adorava o outro apê, mas este aqui foi um achado, ele é super-bem localizado, fica em Sainte-Foy também, é maior do que o outro, mais espaçoso, tem uma raridade que é ter um espaço separado, que chamamos no Brasil de lavanderia, onde ficam a lavadora e secadora (em Québec isso é raro, normalmente as máquinas ficam na cozinha ou banheiro), ganhei um closet (outra raridade por aqui), e ainda é um pouco mais barato...mas, é claro que tudo não seria assim tão de " mão-beijada"...nós pegamos o apê completamente imundo...mas não é aquela sujeira de passar paninho aqui e acolá, não...no dia seguinte à mudança (domingo), minha vontade era lavar a casa com o VAP potência máxima...entrar esguichando por tudo e só desligar quando tivesse arrancado toda a tinta "caramelo" da sala...(sonho meu), mas fui impedida subitamente quando minha mente me lembrou que por aqui não tem ralos na cozinha ou banheiro e lá fora fazia -14 graus....então nem deixar as janelas abertas eu poderia se fizesse aquela faxina dos meus sonhos...Então o jeito foi arregaçar as mangas e ir esfregando cantos, paredes, chão e armários com um escovão, balde com sabão e QBoa (água sanitária para os de fora do Sul que nunca me compreendem, rs), amigos, posso dizer sem sombra de dúvida que nunca NA VIDA, eu fiquei tão cansada ou havia feito uma faxina do gênero...no Brasil, temos a facilidade das diaristas para este trabalho pesado...e antes que me chamem de madame, sim, já fiquei sem diarista por um tempo, mas minha casa era limpa, aspirar, passar pano no chão, lavar o banheiro...era a limpeza normal e isso bastava...o primeiro apê aqui nós pegamos impecavelmente limpo e novo, então ao longo do ano foi só manter a limpeza em dia...agora tirar a sujeira de 2 casais de quebecas que moraram aqui por 4 anos e meio foi barra...E olha que ainda tem coisa a se fazer, o próximo passo é pintar o apê para deixá-lo com a nossa cara, que não é tão colorida, vamos dizer assim, rs. Mas estamos felizes com a mudança, continuamos no "rez-de-chaussé"(térreo), após a neve teremos um lindo gramado na frente da nossa sacada para o Rica poder correr, andar de bicicleta, estamos ao lado de uma praça bacana, com parquinhos, no inverno tem pista de patinação, no verão tem piscininha para crianças, há 1 quadra de uma boa escola, mais perto da Universidade, três quadras de um ótimo centro comercial, servidos dos principais ônibus...valeu mesmo!!

2 comentários:

  1. Força querida, pensa que depois de tudo bem limpinho com cheirinho de casa nova será uma maravilha. Felicidades nesta etapa de casa nova, boas energias.
    Grande Abraço
    Kamila.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    em primeiro lugar, parabéns pelo blog!As informações sao valiosas para quem ainda não chegou aí!
    Escrevo pra ti em busca de informações sobre aluguel de apê mobiliado para o 1 mês. Gostaria de saber se voce recomenda o lugar onde ficou, por exemplo,se ele estaria disponível, se sabe de algum outro apê mobiliado disponível para agosto... Estou procurando,mas tá difícil!
    Muito obrigada pela ajuda. Se puder, responde no almeida_priscila@yahoo.com.br

    ResponderExcluir