segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

1 ano aqui no Canadá!!






Neste dia 21/02/2011 comemoramos 1 ano aqui no Canadá, realmente pensando passou rápido, parece que foi há poucos meses que chegamos e tanta coisa aconteceu, passamos pelas quatro estações que são tão bem definidas aqui e....1 ano se foi. Eu vou separar o post por temas pois há muito o que falar, vou começar com o inverno, que é um tema importante para quem pretende vir morar nestas bandas de cá,


O Inverno : Hoje posso dizer que tiramos de letra o tão famoso inverno canadense, já sabemos o que devemos usar, qual tipo de roupa funciona melhor, qual gorro, qual luva, que dia dá para sair brincar na neve sem passar muito frio e isso se tornar realmente uma diversão, ou os dias em que é melhor ficar em casa vendo um bom filme e comendo besteiras, rs.O inverno não é um bicho de 7 cabeças não, eu esperava muito mais sofrimento físico e desgaste, morria de medo de ficar doente, afinal em Curitiba eu passava o inverno inteiro com gripe e tosse sem fim...mas não foi assim, a saúde de todos aqui em casa vai muito bem, Ricardo sai brincar na neve todos os dias, sem ficar doente, o estoque de antinflamatórios e antibióticos que minha mãe nos trouxe quando nos visitou continua aqui intacto com a graça de Deus, mas apesar de não ter sofrido tanto fisicamente devo confessar que agora já estou de saco cheio do frio e não vejo a hora que esquente logo, afinal, quem aguenta usar o mesmo figurino por mais de 4 meses? rsrs, É claro que o visual fica limitado, nos dias mais frios, o casaco mais quente, nos menos frios os casacos mais finos...só mudam os gorros, luvas, cachecóis e a roupa de baixo, que pode ser a mesma que usamos durante a primavera ou outono. E tbm porque o sol nos faz muita falta, aquele sol de verdade, que esquenta, até queima e que me faz tão feliz! Lembrando que faz muitos dias de sol no inverno, com céu azul, porém, são os dias mais frios, de -30, -40, mas é aquele sol que não aquece.Enfim, não posso dizer que sou fã número 1 do inverno, pois não sou mesmo...tá bom, é legal fazer glissade, patinar, ver a neve caindo... eu adoro, mas já deu, né?! Ainda bem que a primavera está próxima!


o francês: No início o francês realmente é uma barreira, mas depois de um tempo e de muito estudo, tudo fica mais fácil, não nos sentimos mais tão "índios" falando, mas, para isso, passamos o ano de 2010 inteiro estudando francês, isso teve uma grande importância para aprendermos a falar e escrever, coisas imprescindíveis para uma boa adaptação aqui. Agora já me sinto muito mais à vontade com a língua, apesar de que agora, devido ao meu curso mais "aprofundado", a exigência é maior, mas é por causa das regrinhas mais específicas da escrita, mas a cada dia percebo uma enorme evolução nos meus textos e redações, e isso é ótimo.


emprego: Bom, eu desde que cheguei já tinha em mente ficar só estudando, agora estou pensando na possibilidade de talvez trabalhar parcialmente enquanto termino meu Certificado em francês lá na Universidade Laval, ainda não decidi se continuo na minha área, que é Direito, ou troco de profissão, de qualquer forma, meu curso na universidade vai ser de extrema importância para qualquer profissão que eu venha a escolher. O Richard está muito feliz na empresa que trabalha, ele começou em 10 de janeiro a trabalhar como técnico industrial, foi muito bem recebido pela equipe, tem uma coordenatrice muito simpática que já lhe disse que ele está indo muito bem, até pelo fato de conhecer bem o trabalho, pois já fez exatamente a mesma coisa no Brasil, trabalha de segunda à sexta das 8 e 30 às 5 da tarde, tem um salário razoável, enfim, após quase 1 ano de muito estudo e trabalho, ele encontrou um caminho aqui em Ville de Québec!


Saudades: Temos saudades sim, de todos, dos familiares, dos amigos, da comida, de praia, da tv, daquela famosa "alegria" do brasileiro, pois aqui eles são gentis, vivem bem, mas sempre dá aquela sensação de que "falta alguma coisa" , não sei, é uma coisa cultural mesmo, somos diferentes dos outros povos, temos uma luz própria e uma alegria que nos difere dos demais. Viver longe dos familiares não é muito fácil, mas é suportável, eu ainda tive sorte pois minha mãe e irmã vieram nos visitar no verão passado, mas acho que o pior ano é o primeiro, pois além de termos que enfrentar os obstáculos da chegada, falta grana para ficar viajando para matar as saudades, acredito que os próximos anos a saudade consegue ser controlada ser formos passar as festas de fim de ano no Brasil, pelo menos é isso que planejamos.


O Ricardo: Ele está ótimo, muito bem adaptado na garderie, se acostumou bem aqui, já fala bem o francês e já começou a ser albetizado na língua "local", eu até pensei em alfabetizá-lo em português tbm, mas a professora me aconselhou a esperar mais uns 2 ou 3 anos, pois ele agora vai aprender o som das vogais e letras e existe algumas diferenças entre o francês e o português, por exemplo em francês o som da junção "au" é o mesmo da letra "o" e o som do "oi" é "oá", então ele acabaria confundindo muito na hora da pronúncia, portanto o que farei é continuar ensinando novas palavras em português, na hora da conversa, até porque ele ainda tem dificuldade de pronunciar algumas letras em português, o mais engraçado é que o "r" em francês ele está craque, todas as palavras com r em francês ele diz corretamente, mas aquele nosso "r" de "garoa" ele volta e meia fala errado...então tenho que continuar firme com o português para que ele continue aprendendo. Ele já sente o país, a cidade, como sua casa, tem seus amiguinhos brasileiros, seus amiguinhos quebecas e depois de 1 ano já consigo me livrar daquela culpa que senti no início aqui, de ter tirado ele da sua vida confortável no Brasil, quem lia o blog desde aquela época, sabe que uma das maiores dificuldades que tive no início foi ver que meu pequeno não estava tão bem, pedia para voltar ao Brasil, queria sua velha casa, sua escola antiga, seus amiguinhos, pedia para ir na casa da vovó, enfim, que mãe aguenta saber que seu filho não está bem por uma escolha sua??? Mas, a fase ruim passou logo, foi só ele mudar para uma boa garderie e conhecer amiguinhos novos, que tudo melhorou e hoje vejo ele 100% feliz! E a mãe tbm melhorou suas neuroses e aflições...(será??)rs
Parabéns para nós!! Hoje vai ter jantarzinho especial e sorvete de creme com sirop d'érable. Vou deixar o começo da dieta para uma próxima segunda-feira (novidade??!!!)

8 comentários:

  1. Oi, Amiga! Você me fez chorar!!! Fico tão feliz e orgulhosa de vcs! Sempre soube que ia tirar de letra. Valeu o esforço e tenho certeza que vc nunca irá se arrepender ! Amo vocês e estou aqui para o que der e vier!!!
    Danielle

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela conquista!
    E com certeza, a cada ano será tudo muito mais fácil.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e que os próximos aniverséarios continuem sendo comemorados com tantas conquistas.

    Abraços
    Erika

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari...
    Parabéns pelo post! Me encheu de esperança... penso mto na questão de "tirar" o Miguel da convivência, quase que diária, do priminho, tios e principalmente dos avós (minha mãe cai em lágrimas só de tocar no assunto da imigração). Mas o que pesa mto p/ nossa imigração, é justamente o futuro do nosso filho.
    Acompanho seu blog há meses, desde que decidimos pela imigração e sinto minha realidade mto próxima da sua, acho que por termos filhos pequenos, sermos da mesma cidade e por escolhermos a mesma cidade p/ morar.
    Tinha dúvidas qto a garderie, o francês, o inverno, os amigos novos, etc... seu blog nos esclarece mta coisa.
    Valeu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mariane. Como suas palavras me confortam...
    Sou Ana Paula, 29 anos, casada com André e mãe de Francisco de 02 anos. Moramos em Olinda/PE e a nossa previsão de viagem é 17.05.11. A princípio, pensamos em nos instalar em Montréal, mas eu gostaria da sua opinião sobre Ville du Québec, principalemnte em se tratando de família com filho pequeno. Gostaria de trocar e-mails com vc para ter mais informações sobre esta nova fase de vida. Um beijo. Ana
    Meu e-mail: peincana@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Mariane, gostei bastante do seu blog, parabéns pela conquista e força diária que tens para viver com sua família em outro país.
    Sou Kamila, casada com Leonardo e temos um garotão de 1 ano e 7 meses chamado Dante. Temos planos de irmos para o Canadá e estou a procura de imigrantes com filhos pequenos para ter ideia de como é o cotidiano de uma família como a nossa no Canadá.
    Terei o prazer de acompanhar seu blog e trocar e-mail.
    Grande Abraço Kamila.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mariane, tudo bom??
    Parabéns pelo 1o ano, que seja o primeiro de muitos anos felizes!

    Obrigada pela visita ao blog pelo comentário e pelo elogio ao cabelitcho, rsrs

    Abraços
    Erika

    ResponderExcluir
  8. Oi Mariane, tudo bom??
    Parabéns pelo 1o ano, que seja o primeiro de muitos anos felizes!

    Obrigada pela visita ao blog, pelo comentário e pelo elogio ao cabelitcho, rsrs

    Abraços
    Erika

    ResponderExcluir