quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Visita do programa Éconologis!


Esta semana recebemos a visita de um conselheiro e de um técnico do programa ÉCONOLOGIS, eles fazem parte do Vivre en Ville que é um organismo mantido pela "Agence de l' efficacité énergétique" que criou este programa. Na visita, que é gratuita, o técnico faz uma inspeção em todas as janelas e portas da casa, verificam a vedação, por causa da calefação, verificam as torneiras, onde eles instalaram alguns "filtros"que reduzem a passagem da água quente, trocaram o nosso chuveiro (por um bem mais moderno, aliás), verificaram os eletros e nos deram inúmeras dicas de como utilizá-los e como economizar energia! Nas janelas dos quartos eles fizeram um isolamento de plástico, onde conseguimos perceber a diferença de imediato, uma vez que agora nos sentimos bem confortáveis dentro de casa com a temperatura de 20 graus, antes nós deixávamos em 22 graus, pois devia haver algum vento entrando por algum lugar. Outro conselho valiosíssimo foi de como utilizar o umidificador de ar, antes eu deixava ligado a noite toda, pois realmente nos sentíamos mal se ficasse desligado muito tempo, o técnico nos orientou de abrir a janela da sala e ligar o exaustor ao mesmo tempo por 5 minutos para circular o ar e equilibrar a umidade, ele disse que assim o ar renova e o frio não entra dentro de casa, apenas sai um pouco do calor (antes eu abria a janela (sem ligar o exaustor) e deixava uns 40 minutos o ar circulando, e com isso eu gelava a casa inteira, rs!

Para controlarmos a temperatura e a umidade dentro de casa eles nos deram um termômetro digital que tbm nos diz a temperatura externa. Eles nos deram tbm lâmpadas frias que reduzem o consumo de energia (até pudemos escolher entre a branquinha e a amarela (mais bonita).

A visita durou 1 hora e 30 minutos, foi bem interessante e achei a idéia muito legal! O requisito para receber esta visita é pagar a Hidroquébec em separado, uma vez que muitos contratos de aluguel aqui a eletricidade já está inclusa no valor do aluguel (não é o nosso caso) e tbm um lance com o revenu anterior, eles pediram para mostrarmos algum comprovante do revenu 2009. Quem tiver interesse na visita pode ligar p/ o número 418-523-5595 ou entrar no site http://www.vivreenville.org/!

Um comentário:

  1. Mariane,
    Muitíssimo obrigada pela dica lá no blog.
    Queremos mesmo o contato dela.
    Nosso e-mail:daniellelevita@ig.com.br

    Mais uma vez merci,
    Diariocanadabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir