quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Natal!
















Este ano foi a primeira vez que passamos o Natal longe da família, no início de dezembro eu fiquei meio triste, realmente morrendo de vontade de ir p/ o Brasil, com saudades da família, das minhas amigas, da comida, de ir para praia, de estar entre os meus e de rever todos que tanto amo. Mas, este ano resolvemos ficar por aqui, decorei a casa, montei pinheiro, Rica chegava todos os dias da escola cantando musiquinhas de Natal em francês, nós aqui realmente entramos no clima do Natal, a cidade fica maravilhosa nesta época, os pinheiros naturais aqui perto de casa todos cobertos de neve e com luzes coloridas, casas enfeitadas, realmente tudo lindo! No dia 05/12 fomos assistir à chegada do Papai Noel no centro da cidade, um desfile muito bacana! O mês inteiro foi iluminado pelo clima do Natal! E no dia 24, alguns amigos vieram aqui em casa para comemorar o Natal, foi muito gostoso e agradável, Rica brincou bastante com sua amiga Rebecca e conseguimos fazer uma ceia e uma noite bem especial! Para finalizar este ano e fazendo um balanço de 2010: somente tenho o que agradecer, nem parece que chegamos aqui no início do ano com apenas 9 malas e muitos planos, neste ano conquistamos muitas coisas, hoje posso dizer que o francês realmente entrou na minha cabeça, após concluir a sessão de outono do Francês Língua Estrangeira lá na ULaval e as mãos cansadas de fazer redações e textos em francês, após 3 semanas de provas posso dizer que sim, eu falo e escrevo em francês,rs. Mas, o caminho é longo e como nada é suficientemente bom comparado ao francófono de nascimento eu vou continuar o FLE na sessão de inverno, até porque foi muito legal, posso dizer que foi divertido voltar a estudar numa universidade, bem diferente daquela que fiz minha graduação em Direito...na Laval pude conhecer um pouco do mundo dos jovens daqui, fiz amizade com canadenses, na minha turma vários eram da parte inglesa e caiu por terra o que eu pensava sobre os canadenses do lado de lá, tenho uma amiga "de verdade" de Toronto e ela é a simpatia e o "calor humano" em pessoa, para quem é imigrante sabe muito bem o que estou falando sobre amizade com os locais..o Ricardo vai super bem na garderie, no fim do ano recebi uma avaliação e ele foi muito bem em quase todos os aspectos, a professora foi só elogios, e ele está muito bem adaptado aqui, aquele medo do inverno já passou, no começo eu sofria de ver a profe. levando as crianças todos os dias para fora, no parque com qualquer tempo, chuva, neve, frio...mas posso dizer que no Brasil o Rica ficava bem mais resfriado que aqui, na verdade aqui ele nunca fica doente e isso é uma bênção! O Richard que andava meio perdido no que ia fazer superou todas as nossas expectativas, no fim de dezembro recebemos uma excelente notícia com relação ao trabalho, mais tarde entrarei em detalhes, mas posso afirmar que ficamos imensamente felizes e eu aliviada por saber que ficaremos em Ville de Québec por um bom e longo tempo! Enfim, só tenho a agradecer por mais essa conquista! Terminaremos este ano de 2010 felizes e prontos para uma nova caminhada, cheios de energia e determinação para que 2011 seja repleto de alegrias tbm! Aos leitores do blog eu desejo um MARAVILHOSO 2011 e que vcs. conquistem todos os seus sonhos!

4 comentários:

  1. Adoro ler seu "Bolg", adorei este último, é de se encantar com suas belas palavras... Que vocês tenham um maravilhoso fim e início de ano, com muito calor humano do nosso "Brasil" cheio de energias positivas, e ainda mais realizações!!! Beijos em todos... Danielle Letícia Casagrande

    ResponderExcluir
  2. Com o tempo a gente aprende que tem q dar tempo ao tempo mesmo, ainda mais quando resolve recomeçar a vida em outro pais.
    Q vcs tenham um 2011 ainda mais repleto de realizaçoes e felicidades.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. oi Mari...
    Um Feliz 2011 p/ vc e sua linda família tbém!
    Se Deus quiser no ano que vem chegamos por aí... Bjs

    ResponderExcluir
  4. Mariane, acompanho o seu blog e gostaria de fazer algumas perguntas sobre o canadá. Seria possivel vc enviar seu e-mail para mim (procurandoopaisdasmaravilhas@gmail.com). Acho até que já nos falamos, mas não localizei seu e-mail.
    Alice

    ResponderExcluir