sexta-feira, 29 de maio de 2009

Clima de despedida!




Semana passada me encontrei com umas amigas, 3 delas são como irmãs, me conhecem tanto que as vezes sabem coisas de mim que só mais tarde eu descubro...vão fazer muuuuuita falta pra mim, mas sei que elas estão felizes por ser uma coisa boa em minha vida! Nesta foto tá faltando uma, quero ver se na próxima vez tiramos uma foto com as 4 amigas do coração! Com cada pessoa que encontro a última frase é sempre a mesma: vamos nos ver novamente antes da viagem, né? então para que eu reveja todo mundo que tem enorme importância na minha vida e que sei que vai sentir saudades de nós,vou fazer uma big festa de aniversário, para quem não lembra é 21/06, se não me engano é domingo, provavelmente minha festa será no sábado antes...!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Como é bom ser criança!


Todas as semanas eu trago algum filme lá do Centre Quebec para treinar o ouvido com o francês quebecois, esta semana eu trouxe o desenho do Caillou para meu filho assistir e para minha surpresa ele AMOU assistir o desenho em francês, pensei que ele não fosse assistir mais do que 10 minutos e já pedisse p/ trocar, mas que nada! Em três dias ele assistiu umas 6 x, já decorou a musiquinha da abertura e algumas falas do desenho, é a coisa mais linda e fofa ver ele pronunciando as primeiras palavrinhas em francês! vou gravar um videozinho e postar aqui para vcs. verem! (mamãe babona), mas sinceramente fiquei muito orgulhosa da facilidade do meu filhote em aprender um novo idioma!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

homenagem à minha querida tia Ivone!


Hoje foi um dia bem triste, minha querida tia Ivone faleceu, uma tia mais parecida com avó, em todos os sentidos, principalmente no amor e cuidado que sempre teve com minha família! Deixo aqui minha homenagem a ela, que foi uma pessoa que soube aproveitar a vida com entusiasmo e alegria, uma grande mulher, segura, totalmente independente, enfim, um exemplo a ser seguido! Nesta última semana conseguimos vender alguma coisa aqui de casa, espero que durante este mês apareçam mais compradores para nossos eletrônicos e objetos em geral, pois lá teremos que adquirir novamente para montar nossa nova casinha! Amanhã faremos contrato com a imobiliária para alugar nosso apê aqui, inicialmente alugaremos apenas por 1 ano, até ver como ficarão as coisas por lá, a medida que definirmos nossa vida no Canadá, prorrogamos o contrato de aluguel aqui, pelo menos sabemos que temos p/ onde voltar caso seja preciso! esta semana dei uma olhada nos imóveis em Ville de Québec e achei vários apês legais com preços acessíveis no site do kijiji quebec, http://www.quebec.kijiji.ca/, na verdade este foi o 1º site legal que encontrei, pois em outros sites que sugerem hotéis e studios achei os preços muito altos em virtude do tamanho dos apartamentos, a maioria na faixa de $ 1000,00 p. mês, já no site do kijiji a média é de $650,00, $700 por um bom 3 e 1/2 ou 4 e 1/2 com a possibilidade de contratos temporários de 1, 3 ,6 meses ou 1 ano! bom, para concluir aqui em casa estamos com TPV!!!TENSÃO PRÉ VIAGEM, não sei se isso acontece com outros casais, mas aqui há conflito quase todo dia! quando não é por causa das pendências que ainda surgem e que tem que ser resolvidas antes da viagem, é por causa de $, ou por causa do marido teimoso que insiste em querer mudar o "roteiro de planejamento de imigração"previamente elaborado, mas prometo tentar ser mais otimista e comemorar as alegrias alcançadas e tentar levar as coisas com mais bom humor, pois sei que teremos muitas pedras ainda pela frente para tirar do caminho e construir nosso castelo!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Je parle français???

Bom, neste último mês tem sido uma loucura, no trabalho tive muitos prazos, muitas audiências e principalmente por causa do meu aprendizado de francês, conforme poucos sabem, até outro dia eu não falava absolutamente NADA de francês, nossa entrevista foi feita em 2007 e dizem que naquela época o entrevistador não exigia muito do cônjuge, somente do Requerente principal, portanto minhas frases não passaram da minha simples apresentação, o que eu trabalhava, o que eu pretendia fazer no Quebec, etc...que quase não exigiram do meu francês ultra bizarre ....agora parece que é diferente, eles exigem bastante do casal da mesma maneira...então, como somente este ano que definimos a nossa ida p/ o Quebec é que eu começei a estudar verdadeiramente o francês...ler livros, revistas em francês é fácil, entender o contexto tbm, pela semelhança de muitas palavras com o portugues ou inglês, o problema é FALAR o dito francês....estou achando bem difícil treinar a pronúncia de algumas palavras conforme REALMENTE são ditas no Quebec! minha professora dá aulas de fonética, é especialista no assunto, então ela corrige qualquer tentativa de frase com sotaque tupiniquim...então de cada 10 frases que falo, 9 são corrigidas por ela com relação a verdadeira pronúncia do francês quebecois! estou muito preocupada com relação à minha comunicação lá em Ville de Quebec, pois, como já fiquei sabendo não adianta tentar mandar um ingles básico, porque lá em qualquer lugar é francês e acabou!!!bom, enquanto isso fico aqui fazendo malabarismos para tentar aprender a falar francês, será que algum dia falarei???

domingo, 10 de maio de 2009

Feliz dia a todas as mães do mundo!


Dia das mães é todos os dias, cada dia em que acordamos, ou melhor somos acordados, pelo menos aqui em casa é assim, meu pequeno acorda e já avisa é hora de acordar mamãe, quase sempre já passou mesmo da hora de acordarmos...depois hora de se alimentar, se lavar, se vestir e de dizer te amo meu filho e receber uma linda declaração de amor do ser mais importante da minha vida! cada dia é assim, cheio de deveres com ele e preocupações, às vezes infundadas ou até inúteis, mas tbm sempre tendo uma recompensa diária de carinho e amor e principalmente a declaração expressa do amor que meu filho sente por mim, espero que seja sempre assim, tento aproveitar cada dia que ele diz que ama, com medo que algum dia ele chegue em alguma fase da vida que não se sinta mais a vontade de expressar tão intensamente seu amor por mim! não quero nem pensar nisso...prefiro pensar que teremos essa relação tão aberta de dizer um pro outro sem receios, sem vergonha, sem medo, o quanto nos amamos, e a importância que temos na vida de cada um! quando ele não está muito contente comigo ele fala, mãe tô triste com vc. e eu tbm digo a ele, quando ele me desagrada: filho fiquei muito triste com vc.! e nem por isso existe algum clima de desconforto entre nós..... mas tbm quando sentimos saudades, quando queremos apenas declarar nosso amor, falamos sem o menor pudor, com tanta facilidade.....uma sintonia perfeita!!! deveria ser sempre assim, né? em todas as fases da vida de mães e filhos!!! Parabéns a todas as mães do mundo, por se doarem com tanta intensidade em nome do amor mais puro e incomensurável que existe!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Chegaram os vistos!!!

Ontem, 07/05, chegaram nossos passaportes pelo correio, com as cartinhas e formulários e o nosso visto! Que bom!!!!!! uuuuuuuuuuuuuufffffffffaaaaaaaaa, como demorou um pouquinho, achei que já tinha dado alguma zebra, ou porco, sei lá, com essa história de gripe suína...confirmação de casos no Brasil..., vai saber né?! com essa maré de stress que tem rolado ultimamente aqui, eu tava até com um pouco de medo, mas graças a Deus não aconteceu nada e agora já podemos comprar as passagens!!! não sei se isso acontece com todo mundo que está se preparando para viajar, mas aqui com a gente parece que é uma coisa ou probleminha atrás do outro, esses dias pifou nosso micro-ondas (essa nova ortografia é bizarra), que por sinal já ia entrar no bazar para vender...o cara falou que para consertar vai uns 200 pilas, é claro que não vamos gastar com isso agora...enquanto isso é um tal de enfiar o dedo no número e colar o dedo lá até o micro querer funcionar...mas vai ser assim por esses meses, e como usamos esse tal de micro! só percebi quando ele fez falta!!!! essa semana meu marido está empenhado em consertar o chuveiro do banheiro do Ricardo, pois, como vamos colocar o apê para alugar tem que estar tudo funcionando e nessas alturas do campeonato não vamos pagar ninguém para fazer isso, com um marido faz tudo, quebra todos os galhos em casa! na semana passada deu uma "pane" no vidro do carro, não subia, não descia...o problema foi na engrenagem mecânica da coisa mesmo...nem sei se é esse o nome....mais 100 pilas de conserto! ontem a luminária da cozinha queimou...para trocar o tal do reator já foi mais uns 70 pila...e assim vai..., gastos inesperados no pior momento...sabe de uma coisa, vou tomar um belo banho de sal grosso que mal não vai fazer!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Feriado!


Neste feriado, de 01/05 fomos p/ praia, como sempre fizemos em qualquer feriado, ou fim de semana, porém desta vez com aquela sensação de "tenho que aproveitar, pois lá não terei isso". Taí uma coisa que fará falta na nossa vida, a praia, principalmente eu que sou daquelas que vai para o mar as 9,10 da manhã e fica até as 3 da tarde, lagarteando no sol....o Ricardinho já entrou neste ritmo e tbm adora ir pra praia....ainda bem que lá no Canadá teremos outros programas que não temos aqui para dar uma "compensadinha" na falta que a minha amada praia irá fazer! Ontem fiquei sabendo que uma das minhas melhores amigas, que conheço há mais de 17 anos está grávida, fiquei super feliz, mas um pouco triste por não estar aqui quando o bebe dela nascer, isso chateia um pouco, mas fazer o que? pelo menos sei que vou voltar para visitar e isso me dá um pouco de paz...Esta semana já começamos a organizar nosso BAZAR, estamos vendendo várias coisas, desde eletrodomésticos, carro, coisas pessoais, roupas de cama...coisas de cozinha...enfim, assim que terminar a lista deixo aqui! agora é a hora de arrecadar $! falando nisso fiquei super- mega feliz que a AIR CANADÁ entrou para a lista das empresas conveniadas com TAM e agora podemos usar as milhas acumuladas para comprar a passagem p/ o Canadá! VIVA! isso me deu um alívio pois não preciso me preocupar com visto americano agora...realmente gastar mais $ agora, numa bolada só iria ser fogo....enquanto nossos passaportes não chegam, não posso comprar a passagem....afinal, não custa esperar alguns dias p/ comprar para nos certificar que tudo está ok!!!ahhh, outra novidade, ate que enfim definimos a cidade que iremos nos estabelecer "Ville de Quebec", analisamos os prós e contras e vimos que de início, Montréal iria ser complicado....em Ville de Quebec tudo é mais tranquilo, cidade mais pacata, mais familiar, é estruturada, não está tão cheia de imigrantes e o francês é falado em todo canto, sendo que para conseguir um emprego só com o francês é mais possível, penso assim pelo Richard que fala francês fluente, mas capenga no inglês...e ele poderá trabalhar na área dele lá...já eu me viraria melhor com inglês, mas não posso trabalhar na minha área no Quebec, então...que seja feito o que é melhor pra família!